++Novamente o quarteirão Paulista, os quarteirões , se cobrem de Arte, local que eu chamo de Paço as Artes.
A literatura em alegre magia une todas as artes. Artistas locais e convidados formam o banquete e servem este deleite das Artes Entrelaçadas para o enlevo dos organizadores, participantes, convidados e elevação cultural do público visitante.
As Feiras de Livros possibilitam aos alunos de todos os níveis escolares e à sociedade, estreito contato com milhares de títulos e gêneros literários , e dezenas de eventos, oportunidades que podem mudar e melhorar a vida de uma pessoa.
O objetivo principal deve ser formar leitores, principalmente crianças e jovens , diante dos quais temos grande responsabilidade e tempo para a conscientização, recuperação de Valores Humanos pervertidos por fugacidades hodiernas.
A Cultura é sem dúvida um suave caminho que conduz à melhoria da qualidade de vida e conquista da Paz.
Acredito que o leitor que passa a ser consumidor de livros- o mais belo setor do consumismo- é quem fortalece o círculo- organizadores- escritores- livreiros venda- leitores- patrocinadores- universidades- sociedade. Todos se apóiam, todos ganham , e tomara que o “ Círculo Vicioso” seja melhor a cada ano.
De 28 de setembro a 07 de outubro ficamos cheios de orgulho da nossa cidade, quando nos sentimos abraçados por este clima de semeadura e realizações culturas.
Arte é o Amor em movimento.
No dia 4/11 , prazerosamente lendo o jornal mais lido de nossa cidade, duas pesquisas sobre nossos problemas sociais e culturais chamaram-me atenção: a alta porcentagem do uso de drogas por jovens da elite-72,5% , e o aumento da venda de livros de auto-ajuda.
Imaginem a que número chegaremos se pesquisarmos o consumo por adultos, inclusive pais, e incluirmos o álcool –cerveja !
Estes números consolidam observações da nossa rotina em trabalhos voluntários para atendimentos diversos: é grande a quantidade de pessoas desorientadas, em processo de fuga, alienadas, criaturas de todas as idades e classes sociais submersas em profundas carências
Evidenciam também a realidade social os números de acolhimentos do CVV, Diskardec, cada um com a média de 1.200 ligações/mês .
Somadas pesquisas, vivências, e mazelas criadas pela ignorância do homem, acredito termos a explicação para o aumento da venda de livros de auto-ajuda, ,quando bons são chamados de Filosofia aplicada , fenômeno mundial- alguns estão na lista dos mais vendido no mundo.
A população está sofrida. Muitos não contam com atenção, carinho, conhecimentos de familiares e amigos. Consumismo, modismo, sexo, adrenalina e fugacidades proporcionam prazeres físicos e não preenchem o vazio de almas necessitadas de formação, crescimento e ideais. O computador não abraça apertado, não doa um sorriso acolhedor, nem um olhar de ternura. vícios em uma parcela da comunidade. Alguns vão à missa antes de começarem a beber .Rodeados de botões do modernismo vivem em grupos em estado de solidão.
A realidade nos mostra que as pessoas precisam de ajuda para trabalharem a auto-estima - é mais barato e acessível um livro , que um profissional - e então conseguirem desfrutar a Literatura, a Arte e aprendizados, melhorando a formação cultural, a cidadania, a qualidade de vida individual e coletiva.
Publicado nos Jornais
A Cidade - 18-09-08
“E a Família , Como Vai ?”
Peregrino
Fui Conselheira de 1991a 2001. Espero que haja exceções, mas aqui em Ribeirão Preto os Conselhos Tutelares não funcionam para realmente garantir os direitos das Crianças e Adolescentes como previsto no ECA. São inúmeras as falhas dos Conselhos e dos órgãos responsáveis pela eleição e funcionamento dos mesmos.
Se atendem ou não às denúncias, a exemplo do caso Pedrinho, ninguém sabe. Apesar de receberem boa verba Federal para manutenção dos locais de trabalho e salários, não admitem prestar contas ou ter o trabalho individual e do grupo avaliado por ninguém.
Os deveres da função vão muito além de levar ao Juiz casos de maus tratos, violência física e ou psicológica. Como não se divulgam para não prestar contas, a sociedade não conhece os deveres: fiscalizar creches, escolas, saúde e todos os lugares que atendem crianças, fazer os prefeitos e toda a Sociedade cumprir o ECA! O Objetivo é “proteger para não precisar punir”!
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente dificilmente tem quorum nas reuniões, também não divulgadas, e não tomam providências cabíveis mesmo com denúncias graves de mal funcionamento. O Juiz e o Promotor da Vara da Infância só tomam medidas quando ocorre algo grave nas eleições, mas nada fazem com relação à rotina de trabalho dos Conselhos Tutelares.
A Igreja ajuda a eleger, candidatos conseguem falsos atestados provando experiência de lidar com crianças, vereadores ajudam e protegem conselheiros para que depois sejam seus cabos eleitorais.
Idealizadores do ECA parece terem imaginado que conselheiros seriam pessoas acima do bem e do mal, pois não prevê regras de funcionamento e regularizações do cargo. Autônomos sim, por isto irresponsáveis
Durante a minha gestão conversei pessoalmente e encaminhei inúmeros ofícios a autoridades competentes da área a Infância e Juventude solicitando providências e ajuda para mudar estes e outros absurdos que acontecem, todos são co-responsáveis, pois fazem vistas grossas.
Indignada, voltei para o trabalho voluntário, mas tenho sugestões para revisão do ECA nos pontos falhos para possíveis debates visando a melhoria de tão importante trabalho.
Cléo Reis
Ex-Cons. Tutelar
Convivemos, todos! com problemas sociais como vícios, gravidez precoce e crianças geradas por adultos ou famílias desestruturadas. Crianças sem pais e orientação, entregues às ruas e ao tráfico. Questiono: até que ponto podemos desvincular vícios e violência da sensualidade e sexualidade exacerbadas? Principalmente quando a roupa inadequada ao lugar ou ocasião vem acompanhada de comportamento provocador, perturbador do objetivo coletivo, neste caso tão importante como o Estudo...
Ao defender direitos de qualquer vestimenta em qualquer lugar, imprensa e entrevistados não apontam soluções para as conseqüências. Parece ser esta a nova forma de mulheres-professora ou aluna, buscarem fama e dinheiro... perturbando o meio que as acolhe.
A liberdade mal orientada de jovens e adultos vira libertinagem e sempre traz prejuízos à sociedade, e às vezes reflexões.
Cléo Reis
Escritora
Kamilly, Pedrinho, e outros pequeninos , vítimas da Violência Infantil
Exemplar a decisão da Justiça de indiciar também a mãe da pequena Kamilly.
A mulher “moderna”, de todos os níveis sociais, escolares, profissionais, têm que ter consciência da nossa responsabilidade diante a liberdade que conquistamos para a vida sexual.
Filhos de uniões instáveis comumente ficam com as mães para todos os cuidados, despesas, e principalmente amor e carinho- que não vêm em cestas básicas ou míseras pensões dos pais- quando conseguem!
È necessário- questão de vida ou morte, as mulheres saberem escolher e dar mais tempo ao relacionamento para conhecer melhor os namorados-padrastos que colocam dentro de casa. A estatística de atendimento a crianças e adolescentes agredidos física e/ou psicologicamente, mostra que estas mães precipitadas em seus relacionamentos, aumentam ou provocam grandes tragédias em seus lares já fragilizados afetivamente
Cléo Reis
Ex-Cons. Tutelar
O fechamento dos bingos levando embora as máquinas cassa-níqueis, foi grande acerto da polícia e autoridades ainda incorruptas.
Durante mais de mês e meio observei notícias sobre o envolvimento, difamação de homens públicos e seus parentes, CPIs , prisões -que nos parecem sempre vãs... e ao mesmo tempo observava em nossa cidade bingos, grande quantidade de bares e outras casas do gênero com o normal funcionamento das máquinas e outros jogos, inclusive sob as vistas de autoridades fora do horário de trabalho... - ou não ? !
Presencio também alguns ônibus, todos os dias da semana, cheios de pessoas e curiosamente muitos da terceira idade se dirigindo aos bingos.
Somo a tudo isto casos de Crianças e Adolescentes vitimizados que atendi quando era Conselheira Tutelar- de 1.999 a 2.002, cujo desequilíbrio, atritos e fome/s do lar eram causados pelo vício do/s cônjuge/s de freqüentar bingos. O cônjuge que não era viciado passava também a ser vítima juntamente com os filhos.
Pelas filas aguardando a abertura dos antros, que a imprensa já mostrou, pelas conversas nos meios de transporte, e queixas pessoais de várias famílias de periferia, acredito que hoje seja imenso o número de viciados e famílias desestruturadas.
Fiquei abismada ao ouvir comentários logo após os jornais locais do dia- 26-06, dos jornalistas de um programa de TV, que a culpa dos bingos não funcionarem bem é do governo, e que o fechamento gera desemprego. Não consigo entender que pessoas estudas, diplomadas, homens de microfone na mão, consigam defender a criação de empregos com estímulo a vícios e sofrimento de pessoas de todas as classes sociais, mas principalmente as mais pobres com a conseqüência da fome e necessidades, inclusive de empregar o tempo de todas as tardes em aprimoramentos pessoais e oportunidades de melhorias de qualidade de vida.
Se nos negócios legais, órgãos públicos do país, etc., temos corrupção, imaginem em atividades que já são viciosas.
Penso , de acordo com observações, e vivências, que jogos são como as drogas usadas e /ou ingeridas, incluindo as permitidas, mas que não deixam de causar males à saúde física e mental aos usuários, viciam facilmente.
Os jogos ainda contam com falcatruas- incontroláveis , onde só os donos das máquinas, dos bares, e os policiais corruptos -que se fazem de cegos- ganham.
Embora me pareça que a malandragem sempre encontra meios de burlar as leis e continuar ou recomeçar e conseguem protetores, espero que estas ações judiciais sejam irreversíveis.
Desejo que todos os desempregados encontrem novas oportunidades de trabalho digno, que melhorem as suas vidas e a vida da sociedade de nossa queria Ribeirão Preto e do País.
Cléo Reis
Escritora
Ex-Cons. Tutela
Exerce trabalhos em grupos voluntários
Todos estamos na escola da vida e somos responsáveis pelas nossas escolhas. Com a comunicação rápida, a imprensa, escolas, religiões, livros oferecem abundantes informações e oportunidades de aprendizados que conduzem os seres à felicidade via conhecimentos e Harmonização com a Divina Lei Universal do Amor exemplificada na Criação.
A culpa de um aborto evidentemente não é só da mulher, é também do pai , mas ela pode escolher melhor o parceiro, transar ou não, se prevenir ou não.
Mesmo ignorante ,vítima do descaso da saúde que demora para realizar a indicada laqueadura , a mulher é responsável pelos cuidados com o seu corpo. É muito tênue a linha entre a sublimação maior do amor materno e por isto mesmo, o crime maior - o aborto .
O sexo em predominância no comportamento da atualidade, vem descaracterizando o elevado sentido do amor, numa fuga psicológica inquietante, que leva à co-abitação mais por imediatismo de prazer do que por emoções plenificadoras.
Na prostituição ainda há homens que pagam mais para transar sem preservativo e mulheres que preferem este “trabalho” arriscando a própria saúde.
Se a relação não puder ser com afeto, que seja com responsabilidade e respeito à Vida.
Cléo Reis
Escritora
Foi grande deleite assistir “Invictus”
Admiro ainda mais Nelson R. Mandela que há muito tempo
é um dos meus ídolos
Dediquei a ele o meu segundo Livro de poemas-SOLIDÃO-1990.
Agora, sabendo que ele se valeu de um Poema nos momentos mais difíceis durante a prisão, passo a dedicar todos os meus livros, e minha obra poética e este Grande Pacifista – que conseguiu não se deixar matar – e enche a terra de esperanças e certeza de que é possível melhorar o mundo para o Bem de todos.
Está muito certo o Juiz Dr. Paulo Gentile ao punir organizadores por falta de maior vigilância , o que certamente faria o lucro ser menor, pois:
-sabemos ser muito grande a quantidade de adolescentes que falsificam documentos para entrarem sem os pais
- muitos jovens entram em coma alcoólico nestas noites; os pais nem ficam sabendo -amigos socorrem e acolhem até o dia seguinte
- em repúblicas de estudantes , o “esquenta” começa antes de partirem para o local do evento
O Carnabeirão revela inclusive os tipos de profissionais que teremos no breve futuro, os exageros em bebidas e drogas são comuns entre estudantes, e se acentua durante esta festa.
Seria importante que os atendimentos de saúde divulgassem o número de atendidos para melhor avaliação do evento pelas autoridades competentes.
Somos todos imperfeitos diante o Sermão do Monte. .
Estamos na escada de tantos degraus!.. Cada um deve dar a mão ao outro em tudo que for capaz , de acordo com o Código de Conduta que Jesus nos deixou.
Buscamos Amar e ser Amado como sinônimo de felicidade.
Recebemos do Criador tudo que precisamos; pela Sua Criação e pelas suas Leis Sábias e Imutáveis , todas contidas na Lei Maior do Amor. Lei do trabalho , gravidade, equilíbrio, justiça – pela ação e reação ( Einstein ) ou causa e efeito e tantas outras.
A Terra e o Evangelho nos oferecem todas as ferramentas para o nosso aprendizado, aperfeiçoamento e conseqüente felicidade. A Lei da Evolução é para tudo e para todos rumo à perfeição , como a Natureza é perfeita na sua destinação. O Homem conta com o privilégio do raciocínio, a inteligência para beneficiar a sabedoria.
Temos as ferramentas co-criadas pelo homem : estudos , livros, Arte, reflexão, religiões, meios de comunicação ; vivências num constante aprendizado pelo amor, pela dor, fazer e refazer, melhorar sempre em iguais oportunidades e diferentes vontades e buscas.
Precisamos praticar o exercício de amar, se ainda não conseguimos como sentimento, podemos começar pela conduta e atitudes de amor; ser amado é conseqüência .
Dar Amor é aprendizado profundo, vivência de mudanças íntimas para minimizar o ego.
O egoísmo- é o pai de todos os desamores , como o orgulho é o senhor das discórdias e da desarmonia.
Purifiquemos o estado de Humildade-mãe da condição de doação , de servir –“ Amar ao próximo com o a si mesmo”
Felicidade é Paz interior, é nos sentirmos parte de uma flor, da água , da música, compartilhar o vôo do pássaro , estar dentro um raio de sol, integrados ao Universo.
Tudo será Luz . Jesus É pura Luz ao mundo.
Que a boa vontade de cada alma desta terra brilhe no outro, refletindo Deus em todos os corações na escalada do Bem Universal.
Oro como tantos, mas não só pela criança ... Oro também pela Sociedade em geral pelo momento que estamos vivendo. Acredito ser a união pela indignação , ótima oportunidade para reflexão sobre o “novo conceito de família” que a modernidade das mais novas gerações - nossos filhos e netos- estão criando.
Há muitas questões que percebo sem reflexão pela mídia ou profissionais chamados a opinar sobre o comportamento dos envolvidos : por que a mãe de Isabella deixava que ela passasse os finais de semana junto a um pai , pelos relatos, sabidamente agressivo? somado à madrasta vilmente ciumenta , segundo relatos, briguenta, com hábitos de palavrões etc. Por que a mãe via freqüentemente manchas roxas na filha e achava que estava tudo bem?
Como Ex-Conselheira Tutelar e trabalhos voluntários há mais de 30 anos sei que é grande a quantidade de crianças que sofrem violências físicas e psicológicas. Não entendo por que os Órgãos Públicos da área , Conselhos , profissionais que militam na causa infância-juventude não divulgam as estatísticas reveladoras dos altos índices de agressões sofridas pelas crianças e adolescentes por pais, padrastos, madrastas. As que convivem em dois ou mais (!) lares , às vezes sofrem duplamente. Orientação e exemplos de qual lar vão seguir? São enormes os conflitos íntimos. Presenciam um lar agredindo ao outro através delas...
Oro por mim ... para não ser preconceituosa , mas a realidade mostra que precisamos todos nós- mães, educadores, profissionais da área social e humana, orientarmos os jovens para a importância do sexo responsável , para a constituição da família amorosa .
Os jovens não têm se preparado para o casamento e se descasam sem nem saber o que realmente procuram, pois não há felicidade a dois sem os conhecidos princípios da doação e dedicação ao lar e ao outro pela tolerância, perdão, crescimento espiritual, Cristão.
Sem precaução, a maternidade chega sem bases seguras de harmonia e amor.
Conquistamos preciosas liberdades e merecemos muito prazer , sem causar dores a terceiros, sem promover desequilíbrio e descaminhos individuais e coletivos.
Sempre e agora é tempo de inovar para conseguirmos a Felicidade e a Paz , aprimorando os conceitos e a vivência do Amor junto à nossa família , aos amigos e ao mundo.
“Conheça-te a ti mesmo” – Sócrates , continua sendo a grande base , segredo escondido em nosso íntimo , é o primeiro passo para a nossa auto-afirmação e auto-estima . Temos que nos amar para “Amar ao próximo”... escada infinita dentro das Leis Universais, devemos caminhar para frente e para o Alto com escalas de plenitude e Paz interior.
Felizmente contamos hoje com muitos recursos informativos, como os livros de autoconhecimento, Filosofia aplicada, oriundos de várias ciências como psicologia, filosofia e outras , que levam conseqüentemente à auto-ajuda. Livros que nos ajudam a entender e superar as desavenças e agressividades dos homens.
Precisamos saber o que representamos para o mundo, e o que o mundo representa para nós, independentemente de rótulos religiosos e profissionais. Analisar o que fazemos com as ferramentas e oportunidades que nos são proporcionadas pelo Criador para as nossas necessidades e aperfeiçoamento nesta vida.
Todos os dias são dias de Natal .!
Tudo que é material é passageiro, como o nosso corpo físico, o que fica e ficará é a essência...o que somos e como somos dentro da soberana Lei do Amor.
Tentar seguir o código de conduta recomendado por Jesus – filósofo e praticante maior do Amor Incondicional , junto aos recursos acima mencionados e tantos outros existentes, é caminho seguro para sermos felizes e ajudarmos a melhorar o mundo.
Muitas casas, como na minha, cultivam o hábito de reunir a família uma vez por semana quando lemos o Evangelho, ou livros construtivos, que nos levam a viver melhor e aproveitamos para discutir os problemas familiares. É o que recomendo a todos os amigos e leitores como o presente mais salutar e benéfico que podemos nos dar.
Cléo Reis
Escritora
Produzimos.
Tudo o que é alguma coisa produz algo. Elementos considerados desprezíveis estão fazendo isso ou aquilo.
Pedras produzem aspereza. Espinhos produzem lacerações. Lama produz sujidade. Martelo produz golpes.
Entretanto, se nós homens providos de inteligência, oportunidades de aprendizados e aprimoramento, se produzirmos para o bem, esses mesmos recursos, em nossas mãos, vêem-se promovidos a instrumentos valiosos, porquanto, pedras ajudam nas construções, espinhos de natureza técnica podem colaborar no serviço cirúrgico, lama devidamente tratada é terra de sementeira, argila pode ser obra de arte a transmitir beleza e martelo controlado é auxiliar prestimoso.
Cada criatura , portanto, produz conforme os agentes em que se inspira.
Os seres mais lastimáveis, ainda que não queiram, estão produzindo sempre. O delinqüente produz o desequilíbrio. O viciado produz o desregramento.O preguiçoso produz o desânimo. O egoísta produz a desarmonia . O Superegoísta , prepotente e sem ética causa a desunião, destrói anseios.
Onde estivermos, estaremos produzindo de acordo ao que nos afeiçoamos, conforme ideais elevados e coletivos, ou conveniente aos próprios interesses. Atuamos mecanicamente sobre todos aqueles que se afeiçoam ou se acomodam ao nosso modo de ser.
Se somos Cristãos e tentamos seguir o Código de Conduta que Jesus nos deixou, em parte já vivido e exemplificado por tantos outros intelectuais , líderes pacifistas e amorosos que passam pelo nosso planeta, se queremos ser felizes, viver em Paz, cultuar , produzir e multiplicar a cultura do Amor, temos que permanecer seres construtivos de acordo com a Sabedoria do Mestre .
Em recentes casos de homicídios infantis como de Isabella e talvez o de Pedro-Ribeirão Preto, também em investigação, a culpa direta é obviamente dos assassinos, às vezes também molestadores .
Indignação , comoção social e talvez Justiça , é pouco. É preciso refletir, porque parece haver responsabilidades indiretas ou omissões, já que a criança ainda não sabe se defender e perceber o perigo que a cerca. Quem poderia evitar? Os , geralmente ausentes, pais biológicos? Os professores que não denunciam? Os Conselhos Tutelares que ninguém sabe se realmente atendem bem às denuncias ? As genitoras ?
Diante o triste cenário de lares desestruturados há uma grande pergunta: por que algumas mães submetem ou deixam seus filhos e filhas conviverem com pais, padrastos ou madrastas sabidamente agressivos, briguentos, desequilibrados ? Por que acham normal , suportam ! manchas roxas e hematomas provocados pelos seus des/amores em seus filhos?
Não tenho observado questionamentos sobre a responsabilidade das mães das pequenas vítimas... como nos casos acima , onde segundo testemunhas elas tinham conhecimento do clima em que viviam , uma no outro lar e outro , ao que tudo indica sendo espancado sob suas vistas...
Precisamos repensar a felicidade junto às novas gerações . Se o novo e conveniente conceito sobre sexo desvincula o prazer do afeto, acredito que deva ser praticado no mínimo com responsabilidade, enquanto do sexo nascerem seres humanos que necessitam de Amor para se cumprir pelo menos o primeiro direito previsto no ECA- o de sobre/ Viver.
Estou bem, mas o mundo dói
Há sofrimento nos quatro cantos
águas iradas , ventos trans/tornados,
tremores em velhos alicerces colhendo almas
Um paraíso verde sobeja esperança,
flores vibrantes abraçam-me de Sol
Leio mais quatro livros, mas todas as letras
levam-me ao livro do apocalipse
que a vida me traz por uma janela rasgada,
por homens que enjaulam homens,
sexos aidéticos
Por animais de matança
que arderão nas grelhas dos
descaminhos regados a álcool ,
combustível de almas ilhadas no Ego,
alienadas do Universo
O planeta parece virar-se do avesso
tentando encontrar corações renovados de Amor
que flutuarão no futuro
do mundo mais puramente Cristão
Colecione pétalas só do bem-querer
P’ra unir o seu jardim ao meu
E fazermos do mundo um tapete de paz...
***
Procure transformar o seu
inconformismo em resignação,
mas não deixe a resignação
transformar-se em inércia
***
O amor caminha rápido
Em busca de corações despertos
Para fazer florir a vida,
Cuidado! para que ele não passe por você
E só encontre espinhos
***
Solte o verso!
mostre os recursos
da vida na emoção
pinçando momentos
de pureza do coração
***
Seja eterno o seu amor à vida,
Eterna seja a sua devoção
Seja frutífero o seu existir,
Exista sempre o seu perdão
do Livro Florescer - Poesias e Reflexões
A meta hodierna para a Educação deveria ser a Educação Integral- para todos! E não só para poucos que podem freqüentar escolas que trabalham com esta proposta.
Após ter conhecido a Escola João Gilberto Sampaio aqui em Ribeirão Preto, percebi não ser tão dispendioso, bastaria vontade política e metas para diminuir os problemas sociais e dinamizar o desenvolvimento do País através da Educação.
Naquela Escola surpreendi-me ao ver tantas coisas belas e educativas no mesmo espaço. Pomar, horta, muitas flores, animais, salas para oficinas e artes. Tive vontade de ficar lá o dia todo!
É falta de bom senso dos governantes a construção de vários prédios como Núcleos para Adolescentes, lugares para lazer, Cultura, conhecer e respeitar a Natureza, em diferentes locais, com despesas de manutenção e funcionários destinados à educação e proteção do mesmo segmento infanto-juvenil que já freqüenta a escola.
É velha discussão entre Educadores e Conselhos Tutelares a falta de opção para ocupações dos adolescentes no período inverso ao da aula. Não há vagas suficientes nestes equipamentos. Mesmo que houvesse, temos o problema da locomoção. Os adolescentes acabam ficando nas ruas e reféns de vícios diversos no inconveniente e perversor meio período.
Com construções e atividades planejadas não teríamos problema para abrigar alunos de diferentes idades.
Escolas que integrassem o Ensino Curricular às atividades acima, de múltiplos aprendizados, desenvolvimento físico e intelectual, trariam para o Município e Estado economia e eficiência com a solução de graves problemas sociais como a agressividade dentro da própria Escola. Seria grande ganho para as famílias, principalmente para as que não podem proporcionar cursos complementares aos filhos, que seriam também melhores alunos.
Quem não gosta de Ler (L!) deve, necessita Ler “A Menina que roubava livros”.
Quem gosta da leitura , o maior , mais saboroso e independente deleite , vai amar.
Há muito minha alma não degustava tantas páginas tão ricas em metáforas.
O coração palpitou relembrando-me A Divina Comédia , com a Arte das palavras bem colocadas conduzindo filosofia e sentimentos enobrecedores.
Através da “Menina” o autor coloca o Livro como a coisa mais importante do mundo: salva a vida, a morte o Amor. Substitui ou alivia a falta de pais, alimento, escola, presentes. O amor à leitura salva a Alma.
Pode muito mais o Livro: unir pessoas, que podem se amar. Ampliar conhecimentos, esperança, descobrir e eternizar horizontes. Suportar mazelas e transportar a mente à infinitude invisível das essências do coração.
Quero deitar-me
sobre os seus pêlos
Pousar na maciez
e no calor do seu corpo
Cobri-lo de pequenos beijos
e ficar assim... sem o tempo
Para conferir seus músculos,
roçar suas faces,
docemente sugar seus lábios
e apertá-lo contra a
ânsia do meu peito
Quero suas mãos perfeitas
para o perigo das minhas curvas
Encaixar-me nos seus espaços,
depositar-me toda no
centro da sua força
e explodi-lo de amor
Deixem-me pisar em painas
Deixem-me pisar em penas
em pétalas
Deixem-me caminhar entre strelas,
entre luas,
pelo mar
Deixem-me hoje acima das
mazelas
No caminho plano
para cruzar com o Nazareno
na linha do horizonte.
do Livro Florescer - Poesias e Reflexões
Cléo Reis
ALARP - Academia de Artes e Letras
de Ribeirão Preto
Toxinas da alma
arregalam portas
às peçonhas da matéria
Queixumes, maledicências,
críticas destrutivas, preconceitos,
falas vazias, presunção
são mazelas do coração
aprofundando problemas
danificando laços
provocando dor e solidão
Vícios atrasam a purificação
hábitos negativos
atormentam almas
fomentam os males da obsessão
É meta urgente e preciosa
purificar nosso vaso físico
para abrigar rosas e brisas
perfumadas do Amor Cristão
Poema Intuído
25-11-07
Cléo Reis
Já não nego o meu céu interior
mel da cultura que semeamos
saudade dos versos que vivemos
amigos que abraçamos
Revivo a cada dia neste mundo
a filosofia universal que partilhamos
em colóquios profundos,
e relembro ideais que juntos realizamos
Solidifico o psiquismo que uniu nossas almas
Glorifico o amor que fortaleceu meu coração
e balsamizou as dores da lida
Louvo a poesia que ensinou-me a sublimar a vida,
e o tempo ao mostrar que a ausência não enfraquece o afeto
Divinizo o sonho- que pode tornar eterna a juventude !
Cléo Reis
+O Grupo de costura doa quites de enxoval de Bebê para gestantes carentes, composto por mais de trinta peças: macacão curto e comprido, pagão, lençol, fronha, travesseiro, colchinha, toalha de banho, fralda descartável e de pano, etc.
+Para isso, aceita doações de retalhos, restos de linhas e lãs, tecidos, malhas, flanela, etc.
+O Grupo trabalha e entrega os enxovais às quintas-feiras, das 14h às 16h30m, na Rua Martim Afonso de Souza, 621.
+Atende gestantes carentes encaminhadas pelo Fundo Social, núcleos de saúde, assistentes sociais. A mãe pode ir sem encaminhamento a partir do sexo mês, com o cartão de pré-natal.
+Precisam de voluntárias, quem tiver dificuldade de locomoção ou horário, pode realizar os trabalhos em casa.
+Contatos com Cléo Reis, Coordenadora, 3633-1804 ou 3024-7801
em homenagem a todas as mulheres
amorosas e atarefadas da vida moderna
LIRA
Tropeço em deveres
Viro fera, rosa,
sorriso
Viro-me do avesso
Venço o relógio, o adverso,
o desgoverno
Tenho mãos calejadas
e idéias dançantes
Viro lira ...
E habito num castelo de
pedras poéticas
Serva? Sirvo a mesa farta de
gestos de amor
Cléo Reis
“Do livro ‘FLORESCER” – Poesias e Reflexões
+Reencontrei uma amiga de Colégio em um Shopping.
+Notei que ela estava bem mais magra, mechas nos cabelos bem cortados, roupa da moda!
+Surpresa e feliz fiz-lhe elogios pensando intimamente: onde teria ido parar a sua indiferença para com a aparência? Sempre tão gordinha, cabelos oleosos e roupas descombinadas... Parecia oura pessoa. Seria dinheiro, cursos, paixão?
+Depois de sabermos dos filhos de cada uma, vida profissional, recordações do colégio e ex-namorados, veio a notícia: havia se separado do marido e todo o descuido e sua aparente feiúra foi parar no abalo da separação.
+Tive a confirmação mais uma vez, para aumentar ainda mais a minha estatística:
Muitas mulheres que casam e se descuidam, só começam regimes, freqüentar boutique, salão de beleza, durante ou logo após a separação. Para reconquistar o marido, ou conquistar outro?
+Não precisamos ser impecavelmente belas como as modelos e artistas, mas atualmente contamos com inúmeros recursos, nem sempre caros que nos permitem ser mães, donas de casa e mulheres de aparência saudável. Na TV, revistas, livros, encontramos todos os dias centenas de orientações para melhorar o visual para nós e para o homem que amamos e queremos que nos ame, deseja e goste de nos olhar...
+É fundamental gostarmos do que vemos no espelho para seduzirmos com segurança o nosso marido vida afora...
+É certo também que a maioria dos homens casados não se preocupa com a barriga- feia de shop, ou com a boa gostosa para o beijo da mulher, mas alguns já começaram a mudar.
+Parece banal esta questão, mas entre outros fatores mais graves que ocasionam uma separação, este tem muito peso, confirmado pelas mulheres que tentam mudar. Este é mais fácil de revolver do que problemas financeiros, desnível intelectual, vícios, neuroses e tantas outras incompatibilidades.
+A mulher mãe deveria fazer tudo para não criar as tristezas da separação aos seus filhos, que ficam desajustados na escola, na sociedade, na vida...
+Devemos mesmo conhecer melhor pensar bem antes da união. É triste, inadequado, antinatural, concordar que o conceito de família mudou, depois de colocar no mundo crianças que certamente nasceram para o amor, afeto e segurança, sem as brigas costumeiras de casais separados.
+Podemos usar os recursos modernos da liberdade e prazer para solidificar famílias e não destruí-las.
+Vale recursos para perder a timidez, desenvolver a criatividade lendo bons livros sobre sexo.
+Entre outros fatores importantes, como informação, carinho para com a casa e filhos, a mulher tem que se sentir bonita, atraente, feliz para amar, ser amada e tentar manter unida a família que é, será sempre, o grande fator regenerador do mundo.
+ Inaugurada em 13 de novembro de 1981, sediada na Escola Bauhaus, tem entre seus membros grandes escritores e artistas de quase todos os segmentos da Arte.
+ Nosso objetivo é valorizar todas as Artes. Difundir e colaborar com o desenvolvimento cultural da cidade. Unindo as artes, estamos valorizando os artistas e a cultura geral, explica a Secretária da ALARP Cléo Reis.
...................................
+ O incentivo à leitura promovido pela Feira do Livro e inauguração das Bibliotecas de bairros renovou o interesse do público pela leitura.
+ É grande o números de inscritos nos Concursos Literários promovidos em Escolas pela ALARP. Houve um com 350 participantes. Casos como este provam que as pessoas gostam de ler, mas é preciso incentivos como facilidade para adquirir livros e manutenção de Bibliotecas, projeto que a ALARP sempre apóia , afirma Cléo
Felicidade é ver o bem que podemos fazer, e nos conduzir a isto
Sócrates.......
Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma
uma combinação formidável.
Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.
Nelson Mandela ..
Podemos ser apenas um ponto, desde que se destine ao infinito.
Colecione pétalas só do bem-querer,
pra unir o seu jardim ao meu
e fazermos do mundo um tapete de Paz.
Cléo Reis..